Nesta segunda-feira, 23 de junho, o presidente, Lula da Silva, e o ministro da educação, Camilo Santana, assinaram o decreto do Prêmio MEC da Educação Brasileira. A premiação condecorará as redes públicas de ensino estaduais, municipais e distrital de todo o país.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
O objetivo do Prêmio é reconhecer estratégias e iniciativas que promovam avanços na qualidade de aprendizagem na Educação Básica. A premiação do Ministério da Educação (MEC) também pretende incentivar a promoção de políticas públicas que gere a melhoria da educação pública, com equidade e alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE).
A cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para acontecer no Dia do Estudante, 11 de agosto. Os critérios de seleção, valores da premiação, formas de pagamento e dotação orçamentária estarão especificados no ato normativo que será publicado pelo MEC em breve.
Segundo o presidente Lula, para existir uma educação pública de qualidade é preciso que tenha uma atuação conjunta do governo federal, estadual e municipal. Camilo Santana também destaca a importância de reconhecer os esforços das redes de ensino “para estimular, incentivar, o trabalho de diferentes atores na melhoria da educação básica”.
Leia também: IBGE divulga dados sobre a educação brasileira
Crédito: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR
Prêmio MEC da Educação Brasileira
A premiação está organizada em oito categorias voltadas a entes federativos, unidades escolares, educadores e estudantes. Os vencedores do prêmio receberão um troféu de reconhecimento e de valor monetário em cada categoria.
As categorias do Prêmio MEC da Educação Brasileira são:
-
Educação Infantil
-
Alfabetização
-
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-
Anos Finais do Ensino Fundamental
-
Ensino Médio
-
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
-
Educação em Tempo Integral (ETI)
-
Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Para reconhecer as ações das redes públicas de ensino que buscam melhorar o ensino e alfabetização, o Prêmio MEC da Educação Brasileira segue os seguintes princípios:
-
Igualdade de acesso e de oportunidades educacionais para todos;
-
Enfrentamento às desigualdades que comprometem a equidade educacional na garantia do direito humano à educação;
-
Fortalecimento das iniciativas e das estratégias alinhadas ao PNE que promovam a melhoria contínua da qualidade da aprendizagem na educação básica.
Veja também: tudo sobre o novo ensino médio
Por Jade Vieira
Jornalista