O Mercado Medieval de Anadia vai realizar–se no próximo fim de semana na Lagoa de Torres, da freguesia de Vilarinho do Bairro, prometendo aos visitantes uma viagem ao passado.
Organizado pelo Município de Anadia em parceria com a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, o evento pretende retratar o ambiente vivido na época de D. Dinis, nomeadamente a celebração dos 400 anos da canonização da sua esposa, D. Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa, através de um acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, trovas e cantigas, peças de teatro, exposição de artefactos bélicos, torneios de armas e outros momentos.
«É intenção da organização recriar o ambiente histórico, como fator de enriquecimento do próprio evento, promovendo e valorizando o património, fomentando a criação artística e a comercialização de novos produtos», refere uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Anadia.
O Mercado Medieval abre portas sexta-feira, pelas 18h00, seguindo-se o «Auto de Abertura e o respetivo cortejo e arruada pelas ruas e praças do burgo», e à noite várias animações e recriações históricas.
No sábado e domingo, o certame abre às 12h00, propondo a organização para a tarde e noite dos dois dias «um vasto programa de atividades, nomeadamente danças mozarabes, dramatizações, treino de cavaleiros apeado e demonstração de armas, encenações, trovas e cantigas, bombos, cortejos, espetáculos itinerantes e recriação histórica, entre outros».
O recinto tem um espaço de comeres e beberes, onde se poderão provar «as iguarias e nectares da época», e os visitantes terão oportunidade de trajar “à época”, estando as vestes disponíveis para empréstimo no local do evento, sem quaisquer custos.