Search
Close this search box.

23/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Veículos
  • Mercedes repensa futuro do Classe A e dará mais tempo de vida ao compacto

Mercedes repensa futuro do Classe A e dará mais tempo de vida ao compacto


A Mercedes-Benz ainda está decidida em acabar com o Classe A, como parte dos planos de redução da sua linha de compactos, mas o cronograma foi oficialmente alterado. Ao invés de se despedir em 2026, conforme os planos originais, ele terá mais alguns anos de vida, conforme confirmou o chefe de produção da montadora, Jorg Burzer.

O motivo para a mudança é a boa aceitação dos modelos na Europa. Entre janeiro e maio deste ano, o Classe A vendeu 27.772 na Europa. Mesmo que esse número represente uma queda de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, foi o suficiente para manter a dupla de hatch e sedã viva até 2028, ao que tudo indica, embora o executivo não tenha cravado uma data.

(Divulgação/Mercedes-Benz)

A quarta e atual geração do Classe A estreou em 2018 e ganhou um facelift em 2022. Não seria estranho que ele ganhasse mais um redesign para se manter relevante e competitivo contra concorrentes como o BMW Série 1 e o Audi A3.

Já no fim de sua vida, o Classe A terá sua produção realocada para a fábrica de Kecskemet, na Hungria. Isso abrirá mais espaço nas linhas de produção de Rastatt, na Alemanha, onde o compacto era produzido, para focar na produção da plataforma MMA.

Continua após a publicidade

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

É essa plataforma que dá origem às novas gerações dos quatro modelos compactos que restaram no portfólio da Mercedes. O primeiro deles nós já conhecemos, o cupê CLA, que estreou com uma versão elétrica de até 359 cv.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Além dele, a linha de compactos da Mercedes também será composta pelas próximas gerações dos SUVs GLA e GLB. Um novo classe G menor, apelidado de “baby G”, estreará para compor o portfólio, mas esse adotará uma plataforma totalmente nova, conforme confirmou Markus Schafer, diretor de tecnologia da Mercedes.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Lançado em 1997, o Classe A era um supermini, como chamam os europeus, e tinha uma carroceria mais próxima de uma minivan compacta. A segunda geração veio em 2004 e manteve o mesmo estilo. Foi só em 2018 que ele ganhou as carrocerias hatch e sedã.

Continua após a publicidade

Atualmente, o menor dos Mercedes é vendido com motor 1.3 turbo a gasolina e sistema híbrido plug-in, que pode ter 118 cv ou 163 cv. Esse último é a versão A200, que chegou a ser vendida no Brasil, mas não está mais disponível no catálogo da marca.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Para cumprir seu legado por aqui, resta apenas a versão esportiva, o AMG A 45 S 4MATIC. Partindo dos R$ 604.900, o hot hatch tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 421 cv e 50,9 kgfm de torque, além de câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem, que distribui a força integralmente.

Continua após a publicidade

Os europeus têm ainda uma versão híbrida plug-in, com o mesmo 1.3 turbo das versões básicas. Graças a eletrificação, a potência do sistema chega aos 218 cv, e a autonomia elétrica anunciada é de 80 km.



Source link

VEJA MAIS

Por que o uso do farol baixo é obrigatório em rodovias

Por que o uso do farol baixo é obrigatório em rodovias é uma dúvida comum…

Instagram changes algorithm accused of steering predators to children

Instagram accounts that primarily feature images of children, but are run by adult users, will…

National Vanilla Ice Cream Day (July 23rd)

History Of Vanilla Ice Cream So, who do we have to praise for this tasty…