Rádio 99 FM em Miraí – MG

Search
Close this search box.

07/10/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • O que o Brasil oferece ao empreendedor pré-MEI? – 27/06/2025 – Laura Machado

O que o Brasil oferece ao empreendedor pré-MEI? – 27/06/2025 – Laura Machado

A Constituição brasileira estabelece no artigo sexto que o trabalho é também um direito social. Aos mais pobres, certamente o país oferece transferência de renda. Mas os brasileiros estão precisando de oportunidades e de maior clareza sobre as portas de saída da pobreza.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) de 2023, temos cerca 15 milhões de pessoas em idade ativa com renda menor do que R$ 500 per capita. Destes, 7,6 milhões estão buscando trabalho e outros 7,1 milhões estão ocupados na informalidade, precisando aumentar sua renda.

Além de violar o direito a um trabalho digno, esta realidade atrapalha a redução da pobreza e da desigualdade brasileira.

Há os que desejam ser empregados CLT e os que desejam empreender. O ideal seria que ambas as opções fossem apresentadas aos trabalhadores, com os prós e contras de cada modelo.

A decisão de qual caminho seguir é legitimamente individual e deve ser tomada com toda a informação disponível, mas falta apresentar de forma transparente o diagnóstico das opções e suas implicações.

Talvez, aos que optam pelo formato de trabalho CLT, os caminhos de inserção sejam mais claros, como elaborar um currículo e buscar uma rede de contatos ou locais de intermediação de mão de obra que facilitem essa busca. Nestes casos, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAs) e os postos de atendimento ao trabalhador disponíveis nas prefeituras são equipamentos disponíveis e talvez mais conhecidos pela população.

No entanto, caso esse não seja o desejo ou não se torne viável para um desses 15 milhões de brasileiros, quais serviços existem para os que tentam empreender?

Um estudo realizado pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em 2024, revelou que aproximadamente 7% das famílias ativas no Cadastro Único têm MEI. A categoria empresarial foi criada para formalizar pequenos negócios e trabalhadores autônomos, e permite que esses trabalhadores tenham acesso a direitos previdenciários.

Se tornar MEI é um dos serviços disponíveis. Uma das principais dúvidas talvez seja se, ao aderir ao MEI, haverá manutenção dos benefícios vinculados aos programas sociais do governo, em especial o Bolsa Família.

Comunicar que o MEI, assim como qualquer carteira assinada, pode ser beneficiado com recursos do Bolsa Família, iria aumentar a probabilidade do acesso aos benefícios previdenciários.

A elevação da renda familiar, seja por meio do empreendedorismo ou por meio da relação de trabalho com carteira assinada, não é condicionante para perda do Bolsa Família. O serviço existe, falta comunicar melhor. O aumento de renda não deveria ser algo que vem com medo.

Outro importante serviço disponível ao empreendedor é a Aliança Empreendedora, premiada como uma das 100 melhores ONGs brasileiras. A instituição age levando conhecimento por meio de canais diversos. Mentorias, cursos e redes de contatos oferecidas pela entidade são imprescindíveis para quem empreende.

O governo federal também lançou recentemente o programa Acredita no Primeiro Passo que, através de uma plataforma digital, oferece apoio técnico e acesso a crédito produtivo orientado por meio de instituições financeiras e cooperativas credenciadas.

Diferentemente do Bolsa Família e da CLT, falta acesso à informação aos empreendedores. Falta uma intervenção, acoplada à transferência, que evidencie as diferentes trajetórias e serviços produtivos ofertados para os brasileiros que precisam urgentemente de uma porta de saída da pobreza.

Informação é sempre o primeiro passo, mas não basta. Também nos falta encarar a discussão sobre as políticas (des)regulatórias que incentivam a transição de empreendedores para os estágios mais desenvolvidos de maturidade do negócio, bem como formas de progressão de carreira no formato CLT para os que majoritariamente não concluíram o ensino médio. Fazer essa discussão e torná-la acessível aos que estão em busca de se inserir produtivamente é imprescindível.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

VEJA MAIS

Sérgio Cabral e Pezão são condenados a pagar mais de R$ 4 bi por enriquecimento ilícito

Os ex-governadores do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão foram condenados pelo…

The best laptop deals you can get for Amazon’s October Prime Day

The second Amazon Prime Day sales event of the year is here, and once again…

Estêvão tem números melhores que concorrentes no Chelsea. Compare

Estêvão vive bom começo no Chelsea. O atacante ganhou bons minutos desde que chegou ao…