Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Região
  • Cidades
  • Onça-parda é flagrada por câmera instalada por morador em mata na zona rural de Além Paraíba

Onça-parda é flagrada por câmera instalada por morador em mata na zona rural de Além Paraíba

Matheus Galo/Arquivo Pessoal

Animal evita o contato com seres humanos e não oferece risco se não for ameaçado.

Uma onça-parda foi registrada por uma câmera trap instalada em uma área de mata preservada, distante de residências no distrito de Marinópolis, em Além Paraíba, através do projeto Entre Rastros, que tem o objetivo de registrar e valorizar a fauna silvestre da região, incentivando a conscientização sobre a importância da conservação da natureza. Veja o vídeo ao final desta matéria.

A imagem foi registrada pelo observador da fauna local, Matheus Galo, que desde pequeno cultiva o interesse pela vida selvagem e atualmente dedica-se, de forma amadora, à instalação de armadilhas fotográficas para documentar animais em seu habitat natural.

continua depois da publicidade



Além disso, ele também faz parte do projeto Aventura Animal, criado pelo biólogo Juran Santos, que também realiza um trabalho importante de educação ambiental e preservação da vida selvagem.

De acordo com Matheus, a população não precisa ter medo da aparição da onça-parda, que é um animal nativo e sua presença é mais comum do que se imagina. Ela evita o contato com seres humanos e não oferece risco se não for ameaçada.

“Muitas pessoas ainda enxergam esse animal com medo ou como uma ameaça, mas a verdade é que ela faz parte da nossa fauna, é discreta, evita contato com humanos e tem um papel essencial no equilíbrio da natureza. Mostrar esse lado pode ajudar a quebrar preconceitos e promover mais respeito e proteção à espécie”, ressaltou Matheus à Reportagem do jornal O Vigilante Online.

continua depois da publicidade



Matheus também esclareceu que por segurança dos animais e dos equipamentos, o local exato dos registros não é divulgado, acrescentando que o mesmo fica em uma área de mata preservada cujo proprietário autoriza a instalação das câmeras.

As onças pardas são animais de hábitos solitários e territorialistas, tendo maior atividade ao entardecer e à noite, mas o período de atividade pode variar muito. Assim como a onça pintada, alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorrem. Geralmente elas se alimentam de presas menores em comparação com a onça-pintada, especialmente quando ambas as espécies ocorrem nas mesmas áreas. A caça e a alteração do habitat, com conseqüente redução da disponibilidade de presas, são as principais ameaças à sobrevivência da onça parda.

Jornal O Vigilante Online

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quanto o Cruzeiro lucrou com bilheteria na goleada sobre o Juventude?

Torcedores do Cruzeiro no Mineirão (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press) O Cruzeiro lucrou R$ 3.201.719,97 com…

Carangola NotíciasNOTA DE FALECIMENTO: FALECEU O SR. JOÃO BATISTA DE SOUZA, O CONHECIDO “JOÃO BOI”.

22 de julho de 2025 O João, carinhosamente conhecido na cidade como João Boi, era…

Colisão entre moto e ônibus deixa jovem de 23 anos morto na BR-267 em Argirita

O VIGILANTE ONLINE | PorJornalismo| Publicado em 21/07/2025 – 08:34 Arquivo Acidente aconteceu na madrugada…