Um flagrante raro e significativo para a fauna local foi feito em Além Paraíba, no mês de maio deste ano: uma onça-parda (Puma concolor) foi registrada por meio de uma armadilha fotográfica instalada em uma área de mata nativa da zona rural do município. A gravação foi realizada por Matheus Galo, idealizador da página “Entre Rastros – Além Paraíba”, no Instagram.
Matheus é parceiro do Projeto Aventura Animal, coordenado pelo ambientalista Juran Santos, e atua no monitoramento da fauna silvestre local, utilizando câmeras automáticas para registrar espécies em ambientes naturais. O trabalho tem foco em educação ambiental e pesquisa, buscando mapear e compreender a presença de animais nas áreas verdes da cidade.
— O registro da onça-parda reforça o valor ecológico dessas áreas preservadas. Nosso objetivo é entender melhor os hábitos da fauna regional e contribuir com a preservação da natureza por meio da informação e da valorização da biodiversidade, explica Matheus.
A onça-parda, também chamada de suçuarana ou puma, é um felino de grande porte e ocupa posição de destaque na cadeia alimentar. Sua resença indica equilíbrio ambiental e existência de habitat adequado, o que torna o registro ainda mais relevante. A espécie, no entanto, sofre com a perda de habitat e, em muitos locais, está ameaçada.
Por medida de segurança — tanto para os animais quanto para os equipamentos utilizados — o local exato da filmagem não será revelado, sendo divulgada apenas a informação de que ocorreu na zona rural de Além Paraíba.
Matheus Galo destaca ainda que o registro não tem caráter sensacionalista, mas educativo. Ele pede que a onça-parda seja retratada com respeito e como símbolo da importância da conservação ambiental, estimulando a convivência harmônica entre seres humanos e a fauna silvestre.