Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Operação Caça ao Tesouro investiga fraudes contra INSS

Operação Caça ao Tesouro investiga fraudes contra INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro, a Operação Caça ao Tesouro. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em cometer fraudes contra o INSS, por meio de um esquema para obtenção de valores mediante saques de benefícios previdenciários ilegais.

De acordo com a PF, os valores efetivamente sacados somam mais de R$ 50 milhões. As investigações apontam que os delitos eram cometidos há mais de 10 anos. E, o desmonte da quadrilha, com a interrupção das atividades, evitou um prejuízo de mais R$ 9 milhões por ano.

O grupo contava com a atuação de servidores do INSS, que inseriam dados nos sistemas da Previdência Social para a prática das fraudes.

Também participavam do esquema advogados, escrevente de cartório e profissional de gráfica. As apurações revelaram a retirada bancária de pelo menos 193 benefícios pela organização criminosa.

Durante a operação, que mobilizou 70 policiais federais, foram feitas nove prisões, e também cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em residências de investigados, em cidades do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, na Baixada Fluminense,  e Araruama, na Região dos Lagos, além da capital.

Os investigados poderão responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas de informações e organização criminosa. Se somadas, as penas máximas podem chegar até 22 anos de reclusão, além de multa.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Seleção Brasileira de basquete é convocada para a Copa América

O técnico Aleksandar Petrovic convocou a seleção masculina de basquete para a AmeriCup, a Copa…

Agência Minas Gerais | MGS prorroga inscrições de processo seletivo para cadastro reserva em 95 municípios de Minas

MGS / Divulgação A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS), empresa pública…