(foto: Reprodução/Instagram @fedcomfootball)
A duas rodadas do fim das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção de Comores mantém vivo o sonho de fazer história. O país, que de acordo com o Banco Mundial tem 866.628 habitantes, busca a vaga inédita no mundial.
Para que isso ocorra, é necessário uma combinação de resultados. Com a vitória por 2 a 0 sobre a República Centro-Africana nesse domingo (7/9), os comorianos chegaram aos 15 pontos e estão na terceira posição do Grupo I.
Em segundo lugar, aparece a Seleção de Madagascar, com 16. A liderança pertence a Gana, que soma 19.
O regulamento prevê que os líderes dos nove grupos das Eliminatórias Africanas garantirão vaga direta na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Os quatro melhores segundo colocados competirão entre si para determinar o representante da Confederação Africana de Futebol (CAF) na repescagem intercontinental.
Do que Comores precisa para se classificar à Copa do Mundo?
A conta que Comores faz para garantir a vaga direta no Mundial é simples: vencer as últimas duas partidas e torcer para que Gana não ganhe o jogo da penúltima rodada – contra a República Centro Africana.
Isso dá pelo fato de que os duelos restantes de Comores são justamente contra Madagascar e Gana, que aparecem nas primeiras posições da tabela.
Caso vença Madagascar, Comores assumirá a vice-liderança. Assim, se Gana tropeçar contra a RCA, as equipes se enfrentariam na última rodada em um confronto direto pela liderança.
Caso Gana chegue à última rodada já garantida na ponta, Comores ainda precisaria pontuar para se colocar entre as quatro melhores segundo colocadas.
Classificação do Grupo I das Eliminatórias Africanas
- Gana – 19 pontos
- Madasgacar – 16 pontos
- Comores – 15 pontos
- Mali – 12 pontos
- República Centro Africana – 5 pontos
- Chade – 1 ponto
Jogos de Comores
- 9ª rodada – Comores x Madagascar – entre 6 e 14 de outubro
- 10ª rodada – Gana x Comores – entre 6 e 14 de outubro
Comores é menor que o Sergipe
Localizada na África Ocidental, Comores é uma ilha de 1.862 km² e 866,2 mil habitantes. A título de comparação, o Sergipe, menor estado brasileiro, tem área de 21.910 km², com 2,2 milhões de habitantes.
O país foi colônia da França por 110 anos – de 1865 a 1975. Desde então, vive sob um sucessão de guerras civis e golpes de estado.
A Seleção de Comores só se filiou à Fifa em 2005. Em 2021, disputou a Copa Africana de Nações pela primeira vez desde que se tornou país independente. Em campanha surpreende, avançou às oitavas de final, sendo eliminada pela Seleção de Camarões, que terminou em terceiro lugar. Depois de ter ficado de fora da edição de 2023, a seleção retornará ao torneio neste ano.