O Papa Leão XIV escreveu nos dias passados uma mensagem aos Priores Provinciais Dominicanos – Ordem dos Pregadores – por ocasião do Capítulo Geral em Cracóvia, Polônia, de 17 de julho a 8 de agosto, na qual assegura ao padre geral Gerard Francisco Timoner III e a todos os participantes a sua proximidade na oração.
Silvonei José – Vatican News
O Santo Padre destacou na sua mensagem aos Priores Provinciais Dominicanos, que, ao se reunirem durante este Ano Jubilar, confia que estes dias de graça sejam uma oportunidade de renovação, enraizada na esperança que nunca desilude e no conhecimento de que o Senhor os chamou como pregadores para proclamar a Boa Nova em meio aos desafios únicos de hoje (cf. Rm 5, 5; Mt 10, 7).
O tema que vocês escolheram, – evidenciou o Papa – abordar de maneira mais específica as suas diversas formas de pregação a “quatro públicos” – aqueles que ainda não conhecem Jesus, os fiéis cristãos, aqueles que se afastaram da Igreja e os jovens que se encontram nessas situações –, é particularmente oportuno. Rezo, – escreveu Leão XVI – para que as suas deliberações os permitam escutar atentamente o Espírito Santo, que continua a guiar a Igreja na plenitude da verdade (cf. Jo 16, 13).
O Santo Padre espera ainda “que este tempo juntos fortaleça o compromisso de servir o Corpo de Cristo na forma de vida evangélica escolhida por São Domingos. “Que a sua experiência compartilhada de fraternidade e oração fortaleça os laços de comunhão que os unem como dominicanos e os inspire a viver cada vez mais plenamente a sua vocação de pregadores contemplativos. Desta forma, fiéis ao carisma e à espiritualidade do seu fundador, vocês continuarão sem dúvida a realizar a sua missão no coração da Igreja.
O Papa conclui a sua mensagem encomendando o Capítulo Geral à intercessão de Nossa Senhora do Rosário, e concedendo de coração a sua bênção apostólica a todos os membros da Ordem, como penhor de sabedoria, alegria e paz no Senhor.