Search
Close this search box.

09/07/2025

Search
Close this search box.

Partido de Milei vence eleições legislativas de Buenos Aires

O resultado coloca A Liberdade Avança, o jovem partido do presidente, como a força mais votada na capital argentina, que desde 2007 era governada pelo PRO, a agremiação do ex-mandatário Mauricio Macri (2015–2019)

Emiliano Lasalvia / AFPO presidente da Argentina, Javier Milei, em uma seção eleitoral durante as eleições legislativas em Buenos Aires neste domingo (18)

O partido do presidente argentino, Javier Milei, venceu neste domingo (18) as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires, um reduto tradicional do movimento de centro-direita PRO, que ficou em terceiro lugar atrás do peronismo (centro-esquerda), segundo o órgão eleitoral. O resultado coloca A Liberdade Avança, o jovem partido de Milei, como a força mais votada na capital argentina, que desde 2007 era governada pelo PRO, a agremiação do ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019), cujo apoio foi crucial para a vitória do mandatário ultraliberal em 2023.

“Hoje o bastião amarelo foi pintado de violeta”, disse Milei ao comemorar a vitória, em referência às cores que identificam seu partido e o do PRO. “E a partir de agora vamos pintar de violeta todo o país!” Com 98,15% das urnas apuradas, o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, venceu com mais de 30,13% dos votos a lista do peronismo encabeçada por Leandro Santoro, que obteve 27,35%, e Silvia Lospennato, do PRO, que conseguiu 15,92%, segundo o Instituto de Gestão Eleitoral de Buenos Aires.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Hoje escolhemos entre dois modelos”, disse Adorni, aludindo ao peronismo. “Entre o modelo da casta, dos privilégios, o de poucos; e o modelo da liberdade.” Após a divulgação dos dados, Santoro, que era favorito em muitas das pesquisas, pediu para “colocar em contexto o resultado da eleição” e destacou que “o PRO, como projeto político, deixou de representar a maioria dos portenhos”.

Para o politólogo Carlos Fara, “foi quebrada a hegemonia do PRO depois de 20 anos, e talvez seja o começo de um fim, ao menos como protagonista em nível nacional”. “Ainda que o governo de Milei venha sofrendo certo desgaste nos últimos cinco meses, a verdade é que tende a ser a primeira minoria na eleição de meio de mandato”, afirmou o analista em sua coluna no Diario Popular. Por sua vez, Lospennato disse que os resultados não foram os esperados e considerou que “não faz bem ao país que a discussão política se transforme em uma discussão sem regras da democracia”.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mbappé, do Real Madrid, reencontra o PSG em semi do Mundial de Clubes

A segunda semifinal da Copa do Mundo de Clubes será marcada por um reencontro polêmico.…

Edital de Notificação de Titulares de Direitos

1ª Publicação EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE TITULARES DE DIREITOS RECONHECIMENTO DE PROPRIEDADE POR MEIO DE…

Herança milionária deixada por Roberto Bolaños ainda gera polêmica

Roberto Gómez Bolaños — também conhecido como Chespirito — morreu em 2014, deixando uma enorme…