“O patinho feio chegou”. Foi assim que Renato Gaúcho definiu o Fluminense que entra em campo nesta terça-feira (8), às 16h (de Brasília), pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, para encarar o Chelsea, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pelo sonho de disputar a grande decisão.
Desacreditado entre os brasileiros, o Fluminense chegou ao torneio com um dos elencos menos valiosos e foi derrubando milionários e gigantes para ser um ‘intruso’ na semifinal do Mundial. Real Madrid e PSG disputam a outra vaga na decisão confirmando seus favoritismos.
E Renato garante que o desacreditado Tricolor carioca está pronto para fazer história. Depois de ver gigantes pelo caminho além dos rivais brasileiros Flamengo, Palmeiras e Botafogo com maiores investimentos serem eliminados, é a hora do conto de fadas do Flu seguir para um final feliz.
“O Fluminense do patinho feio chegou. Isso não significa que não dá para ganhar. É difícil para todo mundo”, comentou o técnico.
Renato Gaúcho deixou claro que ainda prefere essa versão. Novamente, jogou o favoritismo para o milionário Chelsea. Apesar de um time jovem, os ingleses possuem um dos elencos mais valiosos do futebol mundial.
“Muita gente não acreditava na gente quando nós saímos do Brasil, mas estamos fazendo uma grande Copa do Mundo e eu espero que amanhã também, com todo o respeito do nosso adversário. O nosso objetivo é o mesmo do Chelsea, sem dúvida alguma, de chegar numa final. Então a gente vai procurar trabalhar bastante para que a gente consiga esse nosso objetivo para fazermos a final no próximo domingo” comentou.
Como chega o Fluminense
Para o confronto, o técnico Renato Gaúcho tem obrigação de mudar sua equipe por causa de suspensão. Titulares e pilares da defesa que levou o time até à semifinal, o zagueiro argentino Freytes e o volante Martinelli estão fora por suspensão.
Desta forma, Renato não confirmou se manterá o esquema com três defensores ou se vai utilizar um time mais ofensivo. No entanto, a tendência é que ele opte pela manutenção do esquema tático que foi crucial para deixar a Inter de Milão e o Al-Hilal pelo caminho.
Na defesa, Renê deve começar. Ele saiu na frente na disputa com Thiago Santos. No meio, Hércules deve começar. O técnico também pode optar pela entrada de um ponta como Canobbio ou até mesmo Soteldo, deixando o time com apenas dois defensores.
Outra eventual mudança é a entrada de Guga no lugar de Samuel Xavier. O titular está com desgaste muscular e segue em avaliação para o confronto. Com Renê na defesa, Fuentes atua na lateral esquerda.
Como chega o Chelsea
A equipe do técnico italiano Enzo Maresca, não sabe se terá Reece James, cortado do confronto contra o Palmeiras momentos antes da partida por problemas musculares.
Andrey Santos novamente pode iniciar o confronto como foi no confronto diante do Palmeiras. Liam Delap e Levi Colwill estão suspensos. O brasileiro João Pedro, ex-Fluminense, pode ter a primeira oportunidade como titular.
Fluminense x Chelsea-ING
Fluminense
Fábio; Ignácio, Thiago Silva e Renê; Samuel Xavier (Guga), Facundo Bernal, Hércules (Canobbio), Nonato e Fuentes; Arias e Cano. Técnico: Renato Gaúcho.
Chelsea
Robert Sanchez; Malo Gusto, Chalobah, Adarabioyo e Cucurella; Andrey Santos, Enzo Fernández e Cole Palmer; Pedro Neto, Nkunku e João Pedro (Jackson). Técnico: Enzo Maresca.
- Motivo: Jogo válido pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa
- Local: MetLife Stadium, Nova Jersey, Estados Unidos
- Data e hora: 8 de julho (terça-feira) de 2025, às 16h (de Brasília)
- Árbitro: François Letexier (FRA)
- Assistentes: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)
- Transmissão: TV Globo, SporTV, CazéTV (Youtube/Prime Video e Disney+), DAZN