Search
Close this search box.

25/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • PF afirma ao STF que ainda há suspeitos a serem identificados na suposta tentativa de golpe 

PF afirma ao STF que ainda há suspeitos a serem identificados na suposta tentativa de golpe 

O delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Shor afirmou nesta terça-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ainda há investigações em curso para identificar outros envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. A declaração foi dada durante audiência de instrução da Ação Penal 2696, que apura a atuação de integrantes do chamado “núcleo 3”, acusado de planejar ações operacionais contra autoridades públicas.

Segundo Shor, “existem investigações ainda em andamento em relação à identificação de outras pessoas que atuaram no campo operacional”. A fala ocorreu em resposta a questionamentos da defesa do policial federal Wladimir Matos Soares, um dos réus do processo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta esse núcleo como responsável por ações táticas e tentativas de pressionar o alto comando das Forças Armadas a aderir a um golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após as eleições de 2022.

Durante o depoimento, o delegado externou informações já presentes no relatório final da PF, incluindo o monitoramento de autoridades, como o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a existência de uma equipe pronta para prender o ministro Alexandre de Moraes. “Como nós expusemos no relatório final, havia uma equipe operacional que estava pronta para prender e executar o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou.

Wladimir Matos Soares, além de ser acusado de compartilhar dados sobre a segurança de Lula com aliados do ex-presidente Bolsonaro, teria declarado em áudios que “mataria meio mundo” pelo ex-chefe do Executivo. Ele também teria mencionado a formação de um grupo armado para prender ministros do STF, com uso potencial de força letal. Além do policial, outros nove militares do Exército integram o núcleo investigado na ação penal. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem com mandado de prisão é detido ao buscar informações em delegacia de Ubá

Três homens foram presos em ações distintas realizadas pelas forças de segurança nas cidades de…

Flamengo libera De La Cruz pelo final de semana após polêmica

Após ter detalhes da sua saúde expostos pelo ex-chefe do Departamento Médico do Flamengo, José…

Trump cogita direcionar dinheiro dos tarifaços para americanos de baixa renda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda a possibilidade de utilizar parte da arrecadação…