Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Planalto busca montar estratégia para negociar tarifas com americanos

Planalto busca montar estratégia para negociar tarifas com americanos


Uma distribuidora contestou as tarifas de Donald Trump ao Brasil na primeira ação da Justiça americana contra a medida. Sem sinal de um acordo com os Estados Unidos sobre as tarifas, o Planalto tenta avançar nas negociações envolvendo o acordo Mercosul-União Europeia.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), se reuniu com representantes do Parlamento Europeu ligados ao comércio exterior. A expectativa é que o acordo, anunciado em 2024, seja assinado até o final deste ano.

Além da resolução entre os dois blocos, o grupo discutiu medidas de cooperação comercial entre Brasil e a União Europeia. O Planalto aponta para a necessidade de garantir novos parceiros, diante da incerteza da relação com os Estados Unidos devido ao tarifaço de Trump.

Nas palavras do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o Brasil vai seguir “na mesa de negociações” mesmo com a demora para uma resposta americana.

Ao mesmo tempo, Haddad não descarta a possibilidade das tarifas serem aplicadas no dia 1° de agosto e diz que o governo prepara um plano de contingência para ajudar setores atingidos. O ministro, no entanto, não detalhou as medidas e nem os produtos afetados por elas.

Outro caminho buscado pelo governo é a interlocução com empresas americanas, tentando alinhar o discurso para definir a negociação. Na manhã desta segunda, representantes de big techs foram até o Palácio do Planalto para discutir o tema. O tratamento do governo brasileiro às empresas de tecnologia era uma das críticas de Donald Trump na carta em que anunciava o tarifaço ao Brasil. Entre as companhias representadas estão Google, Meta, Apple e Visa.

Também visando o setor privado, o governo se reuniu com o setor de mineração, que pretende enviar empresários aos Estados Unidos para discutir as taxas. Além da nova alíquota prometida, os mineradores já lidam com um imposto de 50% contra aço e alumínio.

Na reunião, o governo apontou que mantém diálogo aberto com a Casa Branca e que tenta pedir uma prorrogação de 60 ou 90 dias para o prazo de vigência do tarifaço.

Em Washington, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, disse nesta segunda-feira (21) que a decisão para o aumento dos prazos para os acordos comerciais virá unicamente de Donald Trump. Bessent também destacou que os Estados Unidos não têm pressa para definir o futuro das tarifas, mesmo com o dia 1° de agosto se aproximando.



Source link

VEJA MAIS

Evangelho de 22 de julho

Festa de Santa Maria Madalena. Ela foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada. Foi…

Caoa dispensa Hyundai e venderá carros de mais uma marca chinesa no Brasil

A Caoa está em um período de transição. A parceria com a Chery esfriou após…

Mesa quebrada e tumulto marcam saída de Bolsonaro da Câmara

Confusão começou após reunião do ex-presidente com aliados; empurra-empurra derrubou pessoas e danificou mobiliário no…