Segundo o prefeito Eduardo Paes, a homenagem é uma forma de reconhecimento da importância da cantora para o carnaval de rua da cidade
O trajeto dos desfiles dos megablocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro ganhou um novo nome: Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, ou simplesmente “Circuito Preta Gil”. A homenagem foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22/7).
Na justificativa da lei, o prefeito do Rio destacou a importância de Preta Gil para o carnaval de rua da cidade: “Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, declarou Eduardo Paes.
Veja as fotos
Ministério da Cultura manifesta pesar pela morte de Preta GilFoto: Reprodução/Instagram @pretagil

Preta Gil morre na noite deste domingo (20/7)Divulgação

Cantora Preta Gil segue internada após cirurgia para retirada de tumoresReprodução Instagram

Preta Gil no Bloco da PretaReprodução
Os grandes blocos vão desfilar pelas ruas do Centro do Rio. A concentração acontece na Rua Primeiro de Março, entre a ruas do Rosário e do Ouvidor. De lá, eles seguem pela Avenida Presidente Antônio Carlos até o ponto da dispersão, na altura da Araújo Porto Alegre.
Foi no ano de 2009 que Preta Gil criou o tradicional “Bloco da Preta”. O festejo virou um dos mais procurados na folia de rua carioca e a última apresentação do bloco aconteceu em 2020. Na ocasião, a artista bateu recorde de público e cerca de 1 milhão de pessoas estavam atrás de seu trio.
Com a chegada da Covid-19, Preta não conseguiu desfilar com o bloco nos anos de 2021 e 2022. Em 2023, também precisou cancelar a apresentação. Desta vez por já enfrentar problemas em sua saúde e estar com o diagnóstico de câncer no intestino.
No último domingo (20/7), Preta Gil faleceu após enfrentar uma longa luta contra o câncer. A artista estava nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento experimental contra a doença.