O processo de socialização é a forma como os indivíduos são ensinados a serem parte da sociedade e de seus grupos menores. Ele busca induzir o indivíduo a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. Esse processo começa na infância e prossegue ao longo da vida, sendo dividido em dois tipos de socialização: a primária e a secundária.
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A abordagem sociológica proposta por Émile Durkheim (1853-1917) enfatiza a ligação entre o processo de socialização e a formação para a vida em sociedade. Sendo bem ilustrativa da perspectiva teórica funcionalista, a importância do processo de socialização para Durkheim consiste na criação, em cada ser individual, de uma segunda dimensão, o ser social, constituída pela assimilação das ideias, sentimentos e hábitos que ultrapassam nossa individualidade.
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Tópicos deste artigo
Resumo sobre processo de socialização
- O processo de socialização é uma forma de induzir os indivíduos a adotarem os padrões de comportamento, normas e valores importantes para o mundo social.
- Os tipos de processo de socialização são divididos em socialização primária e socialização secundária.
- O processo de socialização para Émile Durkheim é o que prepara os indivíduos para viver em sociedade.
- A socialização influencia a formação da personalidade, aumenta o repertório de comportamentos sociais e as chances de sucesso nas relações sociais.
- Por meio do processo de socialização, o indivíduo torna-se um sujeito com padrões de comportamento que reproduzem o comportamento dos outros.
O que é o processo de socialização?
O processo de socialização é a forma como se induz os indivíduos a adotarem os padrões de comportamento, normas e valores importantes para o mundo social. Ele está presente em todas as nossas relações com outros indivíduos, seja em um almoço entre amigos, seja em uma reunião de trabalho.
Por meio do processo de socialização, que ocorre com base em saberes, atitudes e fazeres comuns, aprendemos a fazer parte dos diferentes espaços da sociedade. Sem nossas relações com outras pessoas, não existiria o processo de socialização.
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O processo de socialização é um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e também, em parte, na aprendizagem latente, ou seja, na absorção inconsciente de formas de relacionamento com o outro. Apesar disso, as influências do processo de socialização podem variar consideravelmente de indivíduo para indivíduo, dependendo do quanto cada um é mais ou menos flexível, aberto ou fechado aos efeitos do controle social.
O processo de socialização é muito estudado por teóricos funcionalistas. Segundo Talcott Parsons, o processo de socialização é o conjunto de processos por meio dos quais as pessoas aprendem a cumprir os papéis que lhes são prescritos pelos sistemas sociais.
Tipos de socialização
Os tipos de socialização são a socialização primária e a socialização secundária. Por meio desses dois tipos de socialização, os indivíduos aprendem a submeter-se às exigências sociais e a adaptar-se às imposições coletivas ao longo da história.
A socialização primária diz respeito àquele processo, realizado durante a infância, comumente na família, pelo qual a criança começa a acumular os conhecimentos e as habilidades necessárias para agir na sociedade. A socialização primária estabelece as bases necessárias para a interação social.

A socialização secundária acontece depois da infância e durante toda a vida, referindo-se a uma gama mais ampla de habilidades e papéis sociais. O indivíduo é inserido em novos espaços, onde continua o processo de socialização, principalmente na escola, por intermédio dos meios de comunicação de massa, no trabalho etc.

Como é o processo de socialização?
O processo de socialização funciona como um processo de aprendizagem. Essa aprendizagem se apoia, em parte, no ensino explícito e, também em parte, na aprendizagem latente.
Por meio das interações sociais, acabamos absorvendo, de forma inconsciente, conhecimento sobre como devemos nos relacionar com os outros. Sendo assim, o processo de socialização nos ensina sobre os papéis sociais e as expectativas de direitos e deveres ligadas a eles.
O processo de socialização opera por meio do que podemos chamar de agências socializantes. Depois da família, as principais interações ocorrem nas seguintes agências socializantes:
- escolas e grupos de amigos e pares, como clubes, igrejas e universidades;
- exposição aos veículos de comunicação em massa e às redes sociais do mundo virtual;
- ingresso na vida econômica por meio do trabalho remunerado, seja atuando na lavoura, seja como parte de um escritório de administração;
- estabelecimento de uma família, o casamento e possivelmente a criação dos filhos;
- participação em movimentos sociais, partidos políticos e na vida comunitária organizada;
- finalmente, as interações e os laços que construímos nas condições de aposentadoria.
Em cada uma dessas etapas, o processo de socialização vem junto com algumas pressões exteriores que buscam definir nossas escolhas e moldar nossos comportamentos. O processo de socialização induz as pessoas a compartilharem normas e regras com algumas, mas não com outras, sendo o palco privilegiado para a transmissão de modelos de comportamento. Sendo assim, o processo de socialização envolve aspectos coercitivos e repressivos. Ao mesmo tempo, toda pessoa é capaz de resistir ativamente, com inteligência e racionalidade, às forças externas que tentam nos induzir a cumprir metas e obedecer a normas.

Processo de socialização para Durkheim
O processo de socialização para Émile Durkheim é o que prepara os indivíduos para viver em sociedade. Durkheim parte da premissa de que a sociedade só pode viver enquanto exista entre seus membros suficiente homogeneidade.
Nesse sentido, entende a socialização como aquele processo de criação, em cada ser individual, de uma segunda dimensão, o ser social, constituída pela assimilação das ideias, sentimentos e hábitos que ultrapassam nossa individualidade, que, por sua vez, exprimem os costumes, as tradições, as normas e valores coletivos comuns na sociedade à qual pertencemos.
O processo de socialização para Durkheim ocorre especialmente por meio da educação. É a educação que permite a entrada individual e coletiva de novos membros numa sociedade, preparando o indivíduo para o convívio, de acordo com os padrões político-sociais esperados pelos que já são membros da sociedade.
Portanto, para o fundador da sociologia francesa, a educação consiste em uma socialização sistemática da geração jovem que visa constituir o ser social em cada um de nós. Segundo Durkheim, é por meio da socialização e da educação que uma sociedade renova as condições de sua própria existência.
Leia também: Status social — posição que cada grupo ocupa na dinâmica social
Importância da socialização
A importância da socialização é enorme e está diretamente relacionada à formação da personalidade, da identidade e dos hábitos de cada pessoa. Por isso, é muito importante ter diversas experiências de socialização, o que nos permite ampliar o repertório de comportamentos sociais e as chances de sucesso na sociedade.
Em muitos casos, a experiência negativa da socialização resulta em comportamentos destrutivos, seja para o indivíduo, seja para a sociedade. Não há dúvidas de que, mesmo para um criminoso, as experiências de socialização posteriores ao crime são muito influentes no sentido de mudar ou não o seu comportamento.
O processo de socialização influencia a formação de ideias e de práticas sociais. Por meio dele, o indivíduo torna-se um sujeito com padrões de comportamento, os quais sempre reproduzem determinado modo de perceber o mundo. Com tudo isso, é natural que o processo de socialização torne-se campo de conflito entre as necessidades individuais e as pressões externas da sociedade.
Exercício resolvido sobre processo de socialização
(UPE) Leia o texto a seguir.
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maturas para a vida social. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela está destinada em particular.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 53-54.
De acordo com a perspectiva apresentada no texto, a educação tem um caráter:
a) tecnológico.
b) socializador.
c) mobilizador.
d) difusionista.
e) evolutivo.
Resposta:
Letra B. Segundo Durkheim, a educação faz parte do processo de socialização, preparando o indivíduo para o convívio, de acordo com os padrões político-sociais da sociedade da qual faz parte.
Fontes
Durkheim, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
Quintaneiro, T.; Barbosa, M. L. de O.; Oliveira, M. G. M. de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.