Search
Close this search box.

22/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Prorrogação do prazo de dívida de MG abre espaço para acordo entre Lula e Pacheco

Prorrogação do prazo de dívida de MG abre espaço para acordo entre Lula e Pacheco

O Supremo Tribunal Federal ampliou por 120 dias o prazo para que o estado de Minas Gerais possa analisar sua dívida com a União.

Com a prorrogação, ganha força a possibilidade de um acordo entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente Lula. Em contrapartida, a proposta do governador Romeu Zema (Novo-MG) para sanar as contas do estado perde força.

Isso porque Minas estava desobrigada até o dia 20 de dezembro de pagar sua dívida com a União de R$ 160 bilhões. O governador Romeu Zema então apresentou na Assembleia Legislativa uma proposta de recuperação fiscal que previa dentre outros pontos vender estatais mineiras.

Pacheco, porém, começou a negociar com o Planalto e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma proposta alternativa que preserva salários dos servidores e também as empresas estatais mineiras. Mas era preciso ganhar tempo para essa negociação.

A decisão proferida pelo ministro do STF Nunes Marques veio nesta quinta-feira.

Ele diz que o Judiciário deve atuar de forma dialogada com os outros Poderes e a sociedade, de modo que são três as balizas a serem observadas para a concessão, em parte, da prestação jurisdicional postulada:

  1. intervenção judicial mínima possível, a viabilizar o alcance maximizado do objetivo;
  2. observância dos deveres constitucionais de cada Poder;
  3. facilitação ou promoção de tratativas e de conduta cooperativa, transparente e solidária dos Poderes Legislativo e Executivo do Estado de Minas Gerais e da União”.

Também afirma que “nesse sentido, inegável que a concretização do Plano de Recuperação Fiscal é indispensável para que o Estado de Minas Gerais não alcance situação financeira de difícil reversão”. “A própria União, ciente disso, afirma não possuir objeção a eventual dilação judicial do prazo para adesão ao RRF por Minas Gerais”, diz a decisão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Crystal Palace appeal to CAS against Europa League demotion

In their appeal Palace have requested an annulment of the decision by Uefa’s financial control…

Decisões de Moraes travam articulações do PL para 2026

As medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão…

Justiça autoriza óbito de bebê ocorrido em 1979 com base em prova testemunhal 

O óbito de um bebê de três meses, falecido em janeiro de 1979, foi registrado…