Search
Close this search box.

06/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Veículos
  • QR de Julho: dirigimos 11 carros da GAC, nova marca chinesa no Brasil

QR de Julho: dirigimos 11 carros da GAC, nova marca chinesa no Brasil


Tem mais carros chineses chegando ao Brasil. Se você está acompanhando as notícias, já deve ter ouvido falar da GAC (leia-se gê-a-cê), uma das maiores montadoras da China e que está chegando ao Brasil para bater de frente com as conterrâneas GWM e BYD no segmento dos carros eletrificados.

Compartilhe essa matéria via:

Com exclusividade, QUATRO RODAS teve acesso a não apenas um, ou dois carros, mas 11 veículos de diferentes marcas da GAC. Além dos primeiros carros que a montadora lançará no Brasil — os Aion Y, V, ES, o Hyptec HT e o GS4 Hybrid—, também pudemos conhecer outros modelos de diferentes marcas que estão tendo sua viabilidade testada em nosso país. E tem de tudo, desde SUVs híbridos, passando por vans executivas, e até um hiperesportivo.

(Acervo/Quatro Rodas)

E tem mais…

A Besta chinesa

Claro que o carro mais chamativo da GAC merece um voo solo. o GAC Hyptec SSR pode te surpreender pelo jeitão de Ferrari, mas acredite, ele pode ir muito além disso.

GAC SSR
(Acervo/Quatro Rodas)

O esportivo elétrico tem três motores elétricos, que juntos somam 1.224 cv e 127,5 kgfm de torque. E o absurdo fica ainda maior ao saber que esse é só o primeiro supercarro da montadora. O mais louco mesmo é a sua aceleração, que fez o nosso repórter tremer — literalmente.

Continua após a publicidade

Enfim, o Nissan Kicks

A Nissan tem do que se orgulhar do primeiro Kicks, que se tornou o maior sucesso da marca no Brasil. A segunda geração chega para repetir a receita de sucesso, mas com um design totalmente renovado e um novo conjunto mecânico.

Novo kicks
(Acervo/Quatro Rodas)

Sai o motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, e chega um novo 1.0 turbo com transmissão automatizada de dupla embreagem. A plataforma também é nova, chamada de CMF-B, ela é compartilhada com os Renault Kardian e Boreal, ambos nacionais.

Vingador 4X4

Enquanto esperamos a chegada do Jeep Avenger, ele acaba de ganhar uma nova versão com vocação off-road na Europa. Apesar de ganhar o nome 4xe, ele não é um híbrido plug-in, como o nosso Compass. Na verdade, ele é um híbrido leve com sistema de 48 V e que opera com dois motores elétricos: um no câmbio de dupla embreagem e outro no eixo traseiro.

Avenger
(Acervo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Junto deles, há ainda o motor 1.2 aspirado de 136 cv. Todo o conjunto entrega 145 cv, com direito a tração nas quatro rodas. Até por isso, e por conta da suspensão mais elevada, o novo Avenger 4xe é mais capaz que as demais versões para encarar um off-road moderado.

Novo, mas nem tanto

Que o Fiat Argo será substituído em 2026, todo mundo já sabe. Mas nem por isso a marca quer que ele perca a sua relevância nesse último ano que lhe resta.

Fiat Argo
(Acervo/Quatro Rodas)

Agora o hatch ganha novas luzes de diurnas, muito inspirada no seu sucessor, o Fiat Grande Panda. Ele ganha também novos faróis full-led, com uma ótima iluminação. Mas de resto, ele segue o mesmo, tendo como motores o 1.3 aspirado de até 107 cv e o 1.0 de 75 cv.

CAPA795
(Arte/Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Carta ao Leitor

As boas-novas desta edição

Já falei aqui que prefiro escrever neste espaço sobre algum tema específico a fazer um resumo da edição. Penso que o conteúdo do mês o leitor verá assim que folhear a revista. E, para mim, esse é o caminho mais fácil, o que julgo ser ruim. O que vem fácil costuma não ser a melhor opção. Pode ser algo pobre na argumentação, sem originalidade, óbvio. Este mês, porém, falar da edição tem um salvo-conduto porque o tema a que me refiro foi construído com muito trabalho e dedicação de toda a equipe. Não veio fácil.

Estou falando da matéria de capa, que trata da chegada da GAC. Essa reportagem nasceu no início do ano, quando GAC praticamente não existia no Brasil. No primeiro encontro que tive com o diretor de marketing da empresa, Marcello Braga, que foi um dos primeiros funcionários brasileiros contratados pela empresa, a GAC ainda estava se instalando no Brasil. Havia o andar em um prédio em São Paulo, onde hoje a empresa funciona devidamente acomodada, ocupado por cerca de uma dezena de mesas e pessoas cercadas de amplos espaços desocupados por todos os lados.

O Marcello me falou dos planos da marca, mas, na ocasião, ainda não havia data precisa para o lançamento oficial. O tempo passou e o desafio para executar a reportagem pensada originalmente acabou sendo conciliar coisas como as agendas dos carros, das pessoas da GAC e da QUATRO RODAS, e a logística da operação. Foram tantas discussões, que em de terminado momento eu disse que diante de tantos obstáculos eu já não sabia se daria certo, mas se desse todos os envolvidos comemoraríamos.

Deu. E esta edição é nossa forma de comemorar: entregando ao leitor uma apresentação completa da nova marca. As matérias que você vê a par tir da página 30 contemplam um texto sobre a GAC, seguido dos carros que a marca já está comercializando no Brasil e dos que têm potencial de chegar, além do show-car SSR, um esportivo que veio para demonstrar o que a GAC é capaz de fazer.

A realização da reportagem envolveu toda a redação. Efetivamente, os autores dos textos são o editor Henrique Rodriguez e os repórteres Isadora Carvalho e João Vitor Ferreira, e as imagens são do fotógrafo e cinegrafista Fernando Pires. Mas, para que eles se dedicassem integralmente à pauta, o repórter Nicolas teve a missão de cuidar do site nos dias em que a equipe estava na pista, enquanto o repórter Guilherme Fontana estava fora, em viagem para atender outra demanda. O editor de arte Fabio Paiva tratou do layout das páginas e eu, da edição final. O único que ficou de fora foi o piloto de testes Leonardo Barboza, mas por uma razão plenamente justificada, tirou férias para acompanhar a chegada do Guilherme, seu primeiro filho, que nasceu dia 15 de maio, com 2,560 kg e 46,5 cm. Bem-vindo, Guilherme!

Continua após a publicidade

Espero que você goste da edição.4

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)



Source link

VEJA MAIS

Modelo nos anos 1990, Cristina Mortágua é internada em clínica psiquiátrica após surto psicótico

Um comunicado sobre o estado de saúde mental de Cristina foi publicado por sua família…

Al-Hilal monta barca de jogadores após eliminação do mundial

O atacante brasileiro Malcom, que esteve em destaque na temporada mais recente do futebol saudita,…

Duplas de Bia Haddad e Luisa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

As mulheres brasileiras seguem vivas em Wimbledonm terceiro Grand Slam do ano e o mais…