No último ano como parlamentar, Wolney foi líder do partido na Câmara, trabalhou contra a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República e defendeu apoio ainda em primeiro turno ao presidente Lula.
Empresário de Pernambuco, Wolney iniciou a carreira política como vereador em Caruaru, entre 1993 a 1995, quando já era do PDT. Na Câmara, além de líder do partido, ele também atuou como presidente da Comissão do Trabalho. O ex-deputado e agora ministro cursou Direito na Universidade Federal de Pernambuco, mas não terminou.
O novo ministro atuou como diretor, nas empresas Suporte Transporte e Representações Ltda e Distribuição e Logística de Pernambuco.
Wolney assume depois que o ex-ministro Carlos Lupi pediu demissão, nesta sexta-feira, após uma crise envolvendo descontos indevidos em aposentadorias no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O escândalo tem desgastado o governo nos últimos e há no Congresso uma pressão para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.