Conceitos sobre paisagem, cidadania, democracia e história geral e do Brasil são assuntos que aparecem na prova de história de geografia do Encceja. O exame deste ano está marcado para o domingo 3 de agosto.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
O Inep, que organiza o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), disponibiliza os materiais que serão cobrados nas provas
Material de história e geografia do Encceja Ensino Fundamental
Material de Ciências Humanas Encceja Ensino Médio
A recomendação de especialistas em educação é que os inscritos confiram quais temas mais aparecem, leiam sobre eles e, preferencialmente, façam exercícios também.
Para mandar bem na prova do Encceja do Ensino Fundamental, por exemplo, os candidatos devem Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. Já para o Encceja do Ensino Médio, deve-se, entre outros conceitos, entender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Leia também:
Encceja 2025: veja 10 escritores que aparecem na prova de Língua Portuguesa
Encceja 2025: confira 5 videoaulas gratuitas para te ajudar na prova de Português
Saiba quando sai local de prova do Encceja 2025
7 temas de história e geografia do Encceja 2025 para estudar
Há diversos temas de história e geografia que podem aparecer na prova de história e geografia, mas há alguns considerados mais básicos e mais frequentes nas provas. Anote!
1) Paisagem
A paisagem é definida como tudo aquilo que nós conseguimos captar com os nossos sentidos, que são a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar, conforme este artigo “Paisagem”.
Em síntese: paisagem é o fragmento do espaço que os olhos e os demais órgãos sensoriais do corpo humano conseguem identificar, sentir e interpretar.
Saiba também:
O que é paisagem natural e cultural
2) Cidadania

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres de um indivíduo pertencente a uma sociedade organizada, de acordo com este artigo “Cidadania”, que mostra que as pessoas estão inseridas em organizações sociais que apresentam regras próprias de convivência.
Essas normas de conduta devem ser seguidas de maneira a manter a harmonia, a coerência e o bem-estar de todos os membros daquele grupamento social.
Tais regras são a base, ainda, para a construção política de um território, assegurando a manutenção de um espaço democrático participativo em que a cidadania pode ser exercida de forma plena.
Os indivíduos que são detentores de cidadania são chamados de cidadãos. A cidadania aparece, nesse contexto, como uma condição do indivíduo pertencente a um grupo de pessoas que habita em um dado território.
3) Democracia
Democracia é definida, desde a antiga Grécia, como “governo do povo”, ou “governo popular”, em contraposição a outras formas de governo, que também remontam à Idade Antiga, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia, entre outros. Entretanto, quando pensamos em democracia no mundo contemporâneo, algumas nuances devem ser feitas.
Sabemos que a palavra “democracia” nasceu na Grécia, especificamente na cidade-Estado de Atenas, no período clássico, sendo composta pelos radicais “demos” e “kratos”, que significam, respectivamente: “povo” e “governo”.
4) Território
Mapa dos pontos extremos brasileiros *
O território é uma área delimitada por fronteiras no interior das quais o poder e a governança são exercidos por um Estado ou por um grupo dominante, segundo detalha este artigo.
Nele habita determinada população que compartilha aspectos em comum, sobretudo o seu modo de vida. Um território pode sofrer alterações no decorrer do tempo, tanto no que diz respeito às suas fronteiras quanto no que diz respeito à sua soberania.
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.
5) Cultura

A cultura está presente nas sociedades humanas desde o início dos tempos. Ela une as pessoas de um mesmo local em torno de algo em comum: o sentimento de pertencimento. Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.
6) História do Brasil
Confira abaixo resumo sobre a história do Brasil:
-
A história do Brasil é dividida nos períodos: Pré-Cabralino, Pré-Colonial, Colonial, Imperial e Republicano.
-
Antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, o período Pré-Cabralino foi caracterizado pela presença dos povos indígenas no território brasileiro, marcando uma diversidade de culturas, línguas e práticas sociais.
-
O período Pré-Colonial (1500-1530) iniciou-se com a chegada de Cabral e se estendeu até o início da colonização efetiva. Durante esse tempo, ocorreu o contato inicial entre colonizadores e indígenas, destacando-se trocas culturais, conflitos e atividades exploratórias.
-
Do ciclo do pau-brasil ao ciclo do ouro, o período Colonial (1500-1822) testemunhou a colonização portuguesa no Brasil, marcada por atividades extrativistas, a ascensão do açúcar e, posteriormente, a busca por ouro e diamantes.
-
O período Imperial (1822-1889) compreendeu o Primeiro Reinado, a Regência e o Segundo Reinado. Iniciou-se com a independência, enfrentou instabilidades políticas, como a abdicação de Dom Pedro I, e consolidou-se com Dom Pedro II, destacando-se questões sociais, como a luta pela abolição da escravidão.
-
A partir de 1889, a proclamação da república marcou o início do período Republicano, dividido entre a República Velha, a Era Vargas, a República Populista, o Regime Militar e a Nova República, cada fase caracterizada por eventos políticos, sociais e econômicos únicos.”
7) História Geral
Veja abaixo resumo sobre a história do Brasil:
-
A História Geral estuda toda a história humana, desde a origem de nossa espécie até os dias atuais.
-
A Pré-História é o primeiro e maior período da História Geral, geralmente ela é subdivida em dois períodos, Paleolítico e Neolítico.
-
A Idade Antiga se iniciou com a invenção da escrita e se estendeu até a queda do Império Romano.
-
A Idade Média durou quase mil anos e foi marcada pela descentralização política e pelo modo de produção feudal.
-
Na Idade Moderna, ocorreu o renascimento, a expansão marítima europeia, a reforma protestante e o processo de centralização política que culminou com formação de diversos Estados modernos.
-
Atualmente nós vivemos na Idade Contemporânea, período que tem como marco inicial a Revolução Francesa.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Estude para o Encceja no Brasil Escola
No Brasil Escola, você encontra conteúdos de todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio. Uma das formas de estudar para o Encceja é ler artigos de temas específicos de cada uma das matérias. Os textos são elaborados por professores.
Outra forma de estudar para o Encceja no Brasil Escola é enviar a sua redação para o Corrige Aqui. Todos os meses há um tema específico. O texto é enviado pela internet e corrigido de forma gratuita.
Por fim, mais uma forma de se preparar para as provas do Encceja é resolver das provas antigas e verificar o índice de erros e acertos.
Por Silvia Tancredi
Jornalista