Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.

São Pedro: quem foi, história, morte, importância

São Pedro foi o primeiro papa, instituído por Jesus como responsável por guiar seus seguidores e construir a Igreja. O nome de batismo de Pedro era Simão, ele foi irmão de André e pescador de Betsaida.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Durante os anos seguidos após a morte de Jesus, São Pedro realizou diversas viagens pregando a mensagem de Cristo. Pedro foi perseguido por ser seguidor de Jesus, preso algumas vezes e morreu mártir, crucificado de cabeça para baixo, a seu desejo.

Leia também: Quem foi Jesus Cristo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre São Pedro

  • São Pedro foi o apóstolo instituído por Jesus como líder de sua Igreja.
  • São Pedro era chamado Simão antes de conhecer Jesus, um pescador do mar da Galileia.
  • Pedro foi levado a Jesus por seu irmão, André.
  • Jesus mudou o nome de Simão para Pedro.
  • São Pedro é conhecido como Príncipe dos Apóstolos e, com frequência, falava em nome deles.
  • São Pedro presenciou diversas manifestações de Jesus, como a Transfiguração e a ressurreição da filha de Jairo.
  • São Pedro é padroeiro dos pescadores e é conhecido como o santo dos viúvos e viúvas.
  • Por ter recebido a chave do Reino do Céus, São Pedro é associado à constância da chuva.
  • São Pedro escreveu duas cartas que estão na Bíblia.
  • São Pedro morreu crucificado de cabeça para baixo, no mesmo dia que São Paulo.
  • São Pedro foi instituído por Jesus como líder de sua Igreja.
  • O dia de São Pedro é 29 de junho.
  • A Basílica de São Pedro no Vaticano foi construída sobre sua sepultura.

História de São Pedro

São Pedro foi líder dos primeiros seguidores de Jesus.

Simão (ou Simeão) de Betsaida, chamado Pedro por Jesus Cristo, nasceu na Palestina. O ano de seu nascimento é desconhecido, mas acredita-se que Pedro seja da idade de Cristo ou pouco mais velho. Morreu em Roma, no ano 64 ou 67 depois de Cristo (d.C.).

Era filho de Jonas, ou de João (acredita-se, neste caso, que tenha havido erro ou modificação na transcrição de João), e irmão de André, também apóstolo de Jesus. Pouco se sabe sobre sua vida antes de conhecer Jesus, já que não está descrito nos Evangelhos da Bíblia.

Pedro era pescador quando conheceu Jesus, profissão que ele, provavelmente, aprendeu ainda na infância com seu pai. Ele vivia em Cafarnaum, onde pescava no lago Tiberíades. Segundo o Evangelho, Pedro e André estavam jogando a rede no mar quando Jesus os encontrou.

É possível que Pedro e André já conhecessem os apóstolos Filipe, Tiago e João, uma que todos eram da mesma região. Acredita-se que Simão tenha recebido educação na sinagoga, única escola acessível a todos, mas cotidianamente ele tinha contato com diferentes ralidades, culturas, línguas e religiões.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Simão, foi levado a Jesus por seu irmão. André havia ouvido a declaração de João Batista sobre Jesus, então foi buscar seu irmão para conhecer o Messias. Quando conheceu Simão, Jesus instituiu seu nome como Pedro, “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”, Jo 1, 42.

O relato do momento em que Jesus chama Pedro para ser seu seguidor tem duas versões. Uma em Mateus, capítulo 4, versículos 18 ao 20. Conta-se que Jesus caminhava pelo mar da Galileia quando avistou dois irmãos, Pedro e André. Ali Jesus chamou os irmãos para segui-lo e disse que faria deles pescadores de homens.

A outra versão é contada pelo evangelista Lucas, capítulo 5, versículos 1 ao 11. Nessa versão, Jesus pregava a uma multidão quando entrou no barco de Pedro para que pudesse falar ao grupo de pessoas. Enquanto estava no barco, Jesus manda Pedro jogar a rede ao mar novamente, fazendo-o pegar uma grande quantidade de peixe. Nesse momento, Jesus chama Pedro para segui-lo e ser pescador de homens.

Pedro ficou conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, geralmente falava em nome dos discípulos e pedia a Jesus explicações e esclarecimentos sobre as parábolas. Esteve presente, junto de Tiago e João, em momentos importantes da trajetória de Jesus, como a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, e a agonia no Horto das Oliveiras.

Foi Pedro, também, o primeiro a afirmar para Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”, Mateus 16, 16. Ele foi instituído por Jesus para comandar a Igreja, e, segundo os Evangelhos, Jesus escolheu Pedro para esse cargo por este ser um pescador instintivo.

Pedro protagonizou momentos emblemáticos antes da Paixão de Cristo. Cortou a orelha direita de um dos servos do sumo sacerdote que foram prender Jesus, que o repreendeu pelo ato. Também negou conhecer seu Mestre por três vezes, “Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes”, João 13, 38.

São Pedro é santo de que causa?

São Pedro é padroeiro dos pescadores, já que essa era sua profissão antes do encontro com Jesus. “Jesus disse a Simão: ‘Não temas; doravante serás pescador de homens’”, Lucas 1, 10.

Ele também é conhecido como santo dos viúvos e viúvas. Acredita-se que Pedro seja viúvo, uma vez que há menção de sua sogra na Bíblia, mas não de sua esposa.

São Pedro é o santo da chuva?

Sim, São Pedro é conhecido como o santo da chuva. São Pedro recebeu de Jesus as chaves do céu, “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”, Mt 16, 19.

Por ter a chave do céu, a figura de São Pedro é associada ao controle das chuvas. Muitos agricultores que estão em fase de plantio de uma nova safra pedem chuvas e bençãos. Já aqueles que estão próximos da colheita pedem o contrário, para que não haja chuvas prolongadas.

São Pedro na Bíblia

São Pedro não é autor de nenhum dos Evangelhos, mas ele aparece em diversas passagens da Bíblia, já que ele acompanhou Jesus por muitos anos e em momentos importantes.

Ele também está presente em duas cartas enviadas por ele mesmo às comunidades cristãs, também conhecidas como Epístolas de São Pedro.

A primeira carta deve ser sido escrita por volta do ano 64, durante o reinado de Nero. Por meio dessa carta é possível acreditar que São Pedro estivesse envolvido na perseguição anticristã, realizada por Nero.

A primeira carta de São Pedro foi escrita de Roma, citada pelo apóstolo como “Babilônia”. Ela, no entanto, não foi destinada a uma comunidade específica, “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são estrangeiros e estão espalhados no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” 1 Pedro 1, 1.

A segunda carta de São Pedro foi escrita no Cárcere Mamertino, antes de ser morto, e descrita como uma especia de testamento espiritual. Essa carta não foi endereçada a nenhuma comunidade, mas a todos que partilhavam de sua fé em Jesus: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, pela justiça de nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo, alcan­çaram por partilha uma fé tão preciosa como a nossa”, 2 Pedro 1, 1.

São Pedro, o primeiro papa

São Pedro foi líder dos primeiros seguidores de Jesus.
São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica.[1]

São Pedro foi instituído por Jesus como responsável por sua Igreja, “e eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”, Mt 16, 18.

Após a Ressurreição e Ascensão de Jesus, Pedro assumiu uma posição de referência para os apóstolos e outros seguidores de Jesus. Começou a falar em público e anunciar a palavra de Cristo.

De fato, São Pedro assumiu responsabilidades e funções, perante os demais apóstolos e seguidores de Jesus, que, mais tarde, seriam tipicamente exercidas por figuras episcopais, bispo ou papa.

Pedro viajou por diversas cidades, fazendo pregações, mas sempre voltava a Jerusalém. Foi lá que ele encontrou Paulo falando de sua conversão. Os dois apóstolos viajaram a vários lugares, mas sempre voltavam a se encontrar, quando discutiam orientações a serem tomadas pelos novos cristãos.

Basílica de São Pedro, a sede da Igreja Católica.
A Basílica de São Pedro foi construída sobre a sepultura do santo e é atualmente a sede da Igreja Católica.

Aderindo às palavras de Jesus — de que Pedro é a pedra que edificará sua Igreja — a Basílica de São Pedro, sede do Vaticano e da Igreja Católica, está construída sobre a sepultura de São Pedro.

Confira também: Lista de papas — todos os pontífices da história

Morte de São Pedro

Pintura retratando a morte de São Pedro, que foi crucificado de cabeça para baixo.
Pintura retratando a morte de São Pedro, que foi crucificado de cabeça para baixo.

Durante seus anos de pregação, Pedro foi preso e liberto diversas vezes, e sua morte e a de Paulo foram ordenadas por Nero no ano 64. Apesar da ordem de execução ter sido dada em 64, acredita-se o martírio de Pedro e Paulo aconteceu apenas em 67.

É possível que São Pedro tenha escrito sua segunda carta pouco antes do martírio, nos dias em que esteve detido em Cárcere Mamertino. No local de sua detenção, anos mais tarde, foi construída a Igreja de São Pedro em Cárcere, em Roma.

Narrado no livro Atos de Pedro, presente na Bíblia católica, o discípulo de Jesus conseguiu fugir de Cárcere Mamertino com a ajuda de dois soldados. Segundo é narrado no livro, Pedro teria encontrado Jesus enquanto saía da cidade.

Após ser questionado, por Pedro, que fazia ali, Jesus conta que deveria ser crucificado novamente. Nesse momento, Pedro entende que a fala de Jesus fazia referência a ele próprio e volta a Roma, para enfrentar a morte.

Pedro foi morto crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, já que não se achava digno de morrer como seu Mestre. Sua morte se deu em 29 de junho do ano 67, mesmo dia da morte de São Paulo.

Pedro morreu no Circo de Nero, na colina Vaticana, e sobre sua sepultura foi construída a Basílica de São Pedro, sede da Igreja Católica. Paulo morreu na Via Ostiense, e, sobre a sua sepultura, está construída da Basílica de São Paulo Extramuros.

Acesse também: Apóstolo Paulo — um dos principais difusores do cristianismo

Oração a São Pedro

Existem diversas orações a São Pedro. Confira algumas a seguir:

Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o SENHOR JESUS escolheu para ser o fundamento da Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu Pastor universal dos fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos. Confiantes na Palavra do SENHOR, que vos concedeu o encargo de confirmar os irmãos na fé, nos conceda a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber professar com firmeza a nossa fé em CRISTO, FILHO de DEUS, e permanecer naquele fervoroso amor a JESUS, que por três vezes proclamastes após a ressurreição. Fazei que sejamos fiéis aos ensinamentos do evangelho, a fim de permanecermos unidos no rebanho do SENHOR, sob a vossa guarda, e no amor ao Santo Padre, o Papa, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Amém.

São Pedro, pedra viva da Igreja fundada por Jesus Cristo, Vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens, Vós que dissestes: “Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna”, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir o vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a Verdade a todos.

Ó São Pedro, Vós que fizestes a mais bela declaração de amor: “Senhor, tu sabes que eu te amo”, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (Aqui se faz o pedido). Amém.

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.

Assim seja.

Dia de São Pedro

O Dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho, junto do Dia de São Paulo, já que ambos morreram no mesmo dia, em locais diferentes de Roma. Logo, a festividade é conhecida como Dia de São Pedro e de São Paulo.

Tradições do Dia de São Pedro

Por ser padroeiro dos pescadores, é comum que no Dia de São Pedro aconteçam procissões marítimas em diversas cidades litorâneas; assim como agricultores pedem por chuvas para que tenham uma boa safra, ou para que a chuva não seja prolongada, não atrapalhando a colheita.

Também há crenças que dizem que no dia 29 de junho homens que tiverem Pedro no nome ou viúvos e viúvas devem acender uma fogueira na porta de suas casas.

Legado de São Pedro

São Clemente Romano, no final do primeiro século, declarou que Pedro morreu mártir e ninguém pode negar que o apóstolo foi martirizado e sepultado em Roma, onde, hoje, é localizada a Basílica de São Pedro.

São Pedro foi o primeiro a professar que Jesus era, de fato, o filho de Deus. Nessa fé ele estruturou e fundamentou a Igreja. Pedro guiou essa Igreja como o primeiro papa e, também, foi responsável pelo Evangelho mais antigo.

Apesar de ter sido redigido depois da morte de São Pedro, o Evangelho de Marcos é o testemunho escrito dos ensinamentos do apóstolo enquanto estava vivo. Marcos era discípulo e intérprete de Pedro.

Os ensinamentos de São Pedro foram seguidos por anos após a sua morte. Acredita-se que São Clemente Romano, o quarto papa da Igreja Católica, viveu com Pedro e recebeu seus ensinamentos diretamente.

Veja também: Basílica de São Pedro — a maior construção do catolicismo e a sede da Igreja Católica

Importância de São Pedro

São Pedro é um dos principais santos do cristianismo, foi o primeiro papa da Igreja, instituído por Jesus. Após a morte de Jesus, ele pregou a mensagem do Cristo a diversas comunidades e seguiu professando a fé que aprendeu durante os anos de convívio com o Mestre.

Pedro exerceu um papel de destaque durante os primeiros anos do cristianismo. Junto de São Paulo, liderou os primeiros seguidores de Jesus. Pedro é um exemplo de fé para a comunidade cristã por ter passado de um pescador com fé fraca ao alicerce da Igreja de Cristo.

Também é reconhecido por ter sempre questionado a Jesus sobre suas pregações e parábolas. Por ser um homem impulsivo e que não hesitava em perguntar as coisas a Jesus, São Pedro, muita vezes, falou em nome dos apóstolos.

Curiosidades sobre São Pedro

  • O nome de Pedro antes de encontrar Jesus era Simão.
  • São Pedro era judeu.
  • São Pedro era pescador.
  • São Pedro recebeu as chaves do céu, por isso é reconhecido como guardião do Reino dos Céus.
  • Pedro andou sobre as águas em direção a Jesus, mas acabou afundando por ter sentido medo.
  • Pedro estava presente, com Tiago e João, na Transfiguração de Jesus.
  • São Pedro estava presente quando Jesus ressuscita a filha de Jairo.
  • Pedro negou conhecer Jesus três vezes na noite em que Jesus foi capturado.
  • Pedro foi a fonte do primeiro Evangelho escrito, o Evangelho de São Marcos.
  • É descrito que São Pedro e São Paulo morreram no mesmo dia e mesmo ano, em lugares diferentes de Roma.
  • Nunca houve outro papa que escolheu Pedro como nome papal.

Crédito de imagem

[1] Vaticano (reprodução)

Fontes

Bíblia Ave Maria, Bíblia Católica. Disponível em: https://www.bibliacatolica.com.br/.

Curiosidades sobre São Pedro. Paróquia São Pedro, Ponte Nova/MG. Disponível em: https://paroquiasaopedropn.com.br/curiosidades/.

Oração a São Pedro. Paróquia São Pedro, Ponte Nova/MG. Disponível em: https://paroquiasaopedropn.com.br/oracao/.

Orações aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, Apostoli Christi. Disponível em: https://www.apostolichrist.com/oracao-a-sao-pedro-e-sao-paulo.

Oração a São Pedro, Pocket Terço. Disponível em: https://pocketterco.com.br/oracao/oracao-a-sao-pedro.

S. Pedro apóstolo, padroeiro da cidade de Roma, Vaticano News. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/29/s—pedro-apostolo–padroeiro-da-cidade-de-roma.html.

São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja, Canção Nova. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-e-principais-lideres-da-igreja/.

TESSORE, Dag. São Pedro: Um homem à procura de Deus. Paulinas, 2013.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

5 benefícios do chocolate quente para a saúde

Esta bebida conquista pelo sabor e pode surpreender pela composição nutricional Preparado com cacau puro…

Putin defende Brics como organização-chave com influência em expansão

Em vídeo enviado à 17ª Reunião de Cúpula do Brics, que é realizada neste domingo…

TÊNIS

Novak Djokovic enfrenta Alex de Minaur em Wimbledon; acompanhe Clique aqui para acessar a Fonte…