Search
Close this search box.

24/07/2025

Search
Close this search box.

Sob Milei, consumo das famílias argentinas cresce 2,9% em fevereiro

O consumo das famílias da Argentina expandiu 2,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Câmara de Comércio e Serviços Argentina (CAC).

Nos dois primeiros meses do ano, o indicador acumula alta de 3,1%, o que, segundo a CAC, sinaliza um “cenário otimista” para o país. A alta bimestral é inédita na gestão de Javier Milei.

“Isso ocorre em um cenário econômico em que a inflação, após a queda drástica registrada ao longo de 2024, experimentou uma leve aceleração em fevereiro, puxada principalmente por um aumento considerável no preço da carne”, escreveu a Câmara.

O índice de preços ao consumidor da Argentina encerrou o mês de fevereiro em alta de 2,4%, acelerando ante os 2,2% registrados em janeiro.

Porém, no acumulado de 12 meses, a inflação argentina ficou em 66,9%, arrefecendo em comparação aos 84,5% de janeiro. Com o resultado, o índice chegou ao menor nível desde junho de 2022, quando estava em 64%.

chart visualization

A CAC ressalta que a renda das famílias argentinas segue em tendência de alta, crescendo acima da inflação, o que deve impulsionar o consumo nos próximos meses.

“A estabilidade nominal desempenha um papel fundamental no estímulo à oferta de financiamento tanto para bens de consumo quanto para bens duráveis”, pontuou.

“Em suma, o consumo de massa continua sua recuperação, enquanto o consumo de bens duráveis ​​está aumentando fortemente. Essa dinâmica representa uma mudança na estrutura do consumo das famílias, migrando mais para bens duráveis ​​facilitados pelo crédito do que para bens de consumo cotidianos. Com a expectativa de que a renda disponível melhore um pouco este ano, a mudança nos padrões de consumo deverá se aprofundar.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Leo Dias fecha com a Band por alto salário e três atrações, afirma colunista

Leo Dias (Reprodução: SBT/Band TV) O apresentador Leo Dias teria colocado um ponto final nesta…

Lula diz que Galípolo precisa de tempo para ‘consertar’ taxa de juros

Presidente também declarou que o ex-chefe da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, tinha atitudes ‘anti-Brasil’…

Arrecadação federal bateu recorde no primeiro semestre

No acumulado da primeira metade do ano, a arrecadação foi de R$ 1,426 trilhão, 4,38%…