Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.

Tarifas dos EUA podem ser oportunidade ao agronegócio do Brasil, avalia Carlos Fávaro


De acordo com o ministro da Agricultura, taxas impostas pelo governo Donald Trump podem atrapalhar tanto o próprio mercado americano quanto os internacionais

Divulgação/Guilherme MartimomDurante um evento sobre etanol de milho em Mato Grosso, Fávo destacou que o Brasil é competitivo e pode conquistar novos mercados

Na última quinta-feira (4), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, avaliou que as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos como uma oportunidade para o agronegócio brasileiro. A partir deste sábado, os Estados Unidos implementarão uma taxa mínima de 10% sobre todos os produtos importados do Brasil, como parte de uma política de reciprocidade comercial. Durante um evento sobre etanol de milho em Mato Grosso, Fávo destacou que o Brasil é competitivo e pode conquistar novos mercados, mesmo em meio a turbulências internacionais. Ele acredita que a medida pode gerar inflação nos Estados Unidos, já que o aumento das tarifas encarecerá os produtos norte-americanos, e que o Brasil pode se beneficiar dessa situação, especialmente no setor pecuário.

Além disso, o ministro anunciou que o próximo plano safra priorizará os médios produtores, com o objetivo de manter o abastecimento e conter a inflação dos alimentos. Especialistas de safras e mercado avaliam que o impacto direto da tarifa sobre a carne suína brasileira será limitado, pois o país exporta pouco para os Estados Unidos. No entanto, o Brasil pode ganhar espaço em mercados como China e Japão, caso esses países adotem medidas de retaliação contra os norte-americanos. No mercado de grãos, a medida é vista como negativa para o complexo soja, com uma possível redução da demanda global pelos produtos dos Estados Unidos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Com o fim da colheita no Brasil e o início da safra na Argentina, a expectativa é que a procura internacional se concentre cada vez mais na América do Sul. Enquanto o mercado se ajusta ao novo cenário, os próximos passos de grandes economias, como União Europeia, China, México e Canadá, serão decisivos para determinar o impacto real das tarifas e as possíveis oportunidades para o agronegócio brasileiro. A capacidade do Brasil de se adaptar rapidamente a essas mudanças será crucial para maximizar os benefícios potenciais. Por fim, a situação destaca a importância de estratégias de diversificação de mercado e inovação no setor agrícola brasileiro.

*Com informações de Valéria Luizette 

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link

VEJA MAIS

Ações da Nvidia despencam após divulgação de avanços da DeepSeek

Concorrente do OpenIA apresentou evoluções notáveis utilizando menos poder computacional, culminando em 17% de desvalorização…

World Chocolate Day (July 7th)

How to Celebrate World Chocolate Day Although some would love to celebrate this day every…

Wimbledon 2025: Pat Cash on ‘ridiculous’ line-call controversy

Former Wimbledon champion Pat Cash says it is “ridiculous” that the chair umpire could not…