Search
Close this search box.

07/07/2025

Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Veja como usar o óleo de coco nos cabelos durante o inverno

Veja como usar o óleo de coco nos cabelos durante o inverno


Ele cria uma película protetora ao redor da fibra capilar, ajudando a reter a umidade e nutrir profundamente

O óleo de coco ajuda a manter a saúde do cabelo no inverno Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock

Temperaturas mais baixas, banhos mais quentes e ar mais seco são combinações típicas do inverno que podem ser um pesadelo para os cabelos. Os fios ainda perdem hidratação com mais facilidade, o couro cabeludo tende a ressecar e a quebra se torna mais frequente. Para evitar que seu cabelo sofra nesta estação, vale incluir na rotina alguns cuidados extras — e o uso de óleos vegetais, como o de coco, pode fazer toda a diferença.

Ricos em ácidos graxos e nutrientes essenciais, os óleos vegetais criam uma película protetora ao redor da fibra capilar, ajudando a reter a umidade, nutrir profundamente e restaurar a camada lipídica dos fios. Isso contribui para reduzir o ressecamento, o frizz e a quebra, especialmente quando os cabelos estão mais expostos a agressões externas, como vento frio e água quente.

Mas é importante lembrar: o uso de óleos vegetais puros não é recomendado. “Eles não têm a formulação adequada para uso cosmético e podem ser difíceis de remover, além de causar acúmulo nos fios e no couro cabeludo”, alerta a hairstylist Carlaxane, expert da Cless Cosméticos. A recomendação, segundo ela, é optar por produtos específicos para os cabelos que sejam formulados com óleos vegetais de alta qualidade e textura leve, garantindo nutrição sem pesar.

Poder da umectação

Segundo Carlaxane, uma das formas mais eficazes de incorporar os óleos vegetais na rotina capilar é por meio da umectação com produtos cosméticos desenvolvidos especialmente para isso. “Ela é indicada principalmente para fios ressecados, porosos ou com química. E mesmo quem tem cabelo oleoso pode se beneficiar, aplicando apenas no comprimento e nas pontas”, explica. A técnica ajuda a restaurar o brilho e a maciez perdidos com as agressões típicas do inverno, desde que feita com fórmulas seguras e de fácil remoção.

A dica da especialista é apostar em produtos que aliem eficácia, leveza e multifuncionalidade. “Gosto do Blend Óleo de Coco Hidratante Capilar, da Salon Opus, que foi pensado e desenvolvido para entregar nutrição intensa sem deixar o cabelo pesado ou oleoso. Ele devolve a saúde dos fios sem complicação e é formulado com óleo 100% vegetal e tem uma textura leve, ideal para uso frequente — seja na umectação, como pré-shampoo ou até como finalizador”, afirma Carlaxane.

Todos os tipos de fios podem se beneficiar da umectação com óleo de coco Imagem: AtlasStudio | Shutterstock

Mitos e verdades sobre o uso de óleo de coco nos cabelos

Apesar de ser um velho conhecido das rotinas capilares, o óleo de coco ainda levanta dúvidas. Um dos mitos mais comuns é o de que ele deixa os fios pesados ou oleosos. “Isso só acontece quando se usa um óleo muito espesso ou em excesso. Produtos formulados com textura leve e rápida absorção, nutrem sem pesar”, explica Carlaxane.

Outra crença equivocada é a de que ele serve apenas para cabelos cacheados ou crespos. “Na verdade, todos os tipos de fio podem se beneficiar da umectação com óleo de coco — a chave está na forma de uso e na quantidade aplicada”, orienta.

E, sim, ele pode ser usado com frequência: ao contrário do que se pensa, o uso regular de óleos formulados para cabelos ajuda a manter os fios saudáveis e menos quebradiços, especialmente nas estações mais secas.

Como usar o óleo de coco no inverno

Abaixo, veja algumas dicas de como inserir o óleo de coco na rotina de cuidados com os cabelos:

  • Umectação tradicional: aplique o óleo nos fios secos, mecha por mecha, e deixe agir por pelo menos 2 horas antes de lavar;
  • Umectação noturna: aplique antes de dormir, proteja o cabelo com uma touca ou fronha de cetim, e lave pela manhã;
  • Pré-shampoo: passe o óleo nos cabelos cerca de 15 minutos antes do banho. Isso ajuda a proteger contra a ação ressecante da água quente;
  • Finalizador: com os cabelos secos ou úmidos, aplique uma pequena quantidade nas pontas para reduzir o frizz e dar brilho.

Com esses cuidados simples, dá para passar pelo inverno com os fios brilhantes, macios e protegidos — como se o frio nem tivesse dado as caras.

Por Denyze Moreira





Source link

VEJA MAIS

Mito das três raças – Brasil Escola

Nesta videoaula, você vai entender o que é o mito das três raças, a ideia…

Premier League: Liberal Democrats table amendment to Football Governance Bill to make 10 games free to air each season

Last year, the party committed to widen public access to major sporting events by ensuring…

Mulher que mentiu para conseguir atestado médico tem justa causa mantida

Uma mulher teve sua demissão por justa causa mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho de…