As obras de melhoria do Anel Rodoviário foram pauta de uma reunião, nessa segunda-feira (7), entre o prefeito Álvaro Damião (União), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo, representantes da concessionária Via Cristais e o governo de Minas. Na ocasião, um dos pontos discutidos foi o alargamento dos pilares do viaduto do pontilhão do bairro Betânia, na região Oeste, para ampliar a capacidade de trafegabilidade.
Também foi discutida uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Concessionária Via Cristais, detentora da concessão da BR-040, para obras no encontro da Via dos Cristais com o Novo Anel.
“Não tem sentido a municipalização do Anel se não for para trazermos melhorias para quem passa por lá. E, para isso, não abro mão de parcerias com o governo estadual e federal”, comentou Álvaro Damião (União). A reunião acontece um mês após a Prefeitura de Belo Horizonte assumir a gestão de 22,4 quilômetros da rodovia — que estava sob responsabilidade do governo federal.
O prefeito qualificou o encontro como produtivo. “Agenda produtiva com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Theo Sampaio, e com representantes do governo de Minas e da concessionária Via Cristais para discutir obras no Novo Anel.”
Obras no Anel
Desde que a via passou a ser responsabilidade da PBH, já foi alvo de recapeamento asfáltico, tapa-buracos, desobstrução de canaletas, correção de erosões e pintura de passarelas.
Antes, no início do ano, a PBH também anunciou que a via seria alvo de melhorias que custariam R$ 50 milhões. Na época, Álvaro Damião informou que o governo federal vai investir R$ 110 milhões no Anel Rodoviário e que metade do valor já seria utilizado para as intervenções, como as que vêm sendo feitas pela PBH, por meio do Programa BR-Legal.
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Também no início do ano, o prefeito informou que outras duas obras serão custeadas pelo governo federal, com a aplicação de R$ 60 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). Uma delas é um viaduto sobre a Via Expressa, no bairro Califórnia, e a outra sobre a BR-040, no bairro Olhos D’Água. Será feito um convênio entre a PBH e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a realização das intervenções.